terça-feira, 18 de abril de 2017


O triunfo: A história de Ron Clark
Ron Clark, filme de 2006 estrelado por Matthew Perry, conta a história de um professor temporário de primeiro grau que morava, na Carolina do Norte, mas que ansiava por um emprego melhor. Ron Clark resolveu então despedir-se se de seus pais e viajar para Nova Iorque parar encontrar desafios.
Durante sua estadia no Harlem teve dois empregos (um foi empregado de restaurantes) e o outro foi o de pedagogo que encontrou numa classe totalmente desestruturada e alunos que eram os piores do colégio, onde os professores pediam  demissão. Na demissão do último ele encontrou o seu emprego que seria o seu grande desafio e sucesso.
Ron faz de tudo para conquistar a classe com os alunos revoltados e desobedientes, mas esses fazem de tudo para ele desistir. Ele vai incansável até a casa dos alunos para descobrir a situação de moradia e percebe a vida difícil que cada um leva.  Um garota  toma conta dos irmãos, enquanto tem um garoto rouba a bolsa da mãe e apanha do padrasto e é filho adotivo da mãe. Todos tem uma história triste, mas grandes potenciais e inteligência. Quase desistiu, mas uma amiga aconselha-o a continuar, pois os alunos precisavam dele.
Ron, para chamar a atenção dos seus alunos precisa fazer uma brincadeira para que todos prestassem atenção nele e com isso ele ganhou confiança e fez  com que eles prestassem atenção às aulas de matemática, inglês, literatura, arte, enfim, aplicando testes aulas e corrigindo até alcançar a média. Foi incansável a dedicação e acabou a uma internação, mas deixou vídeo gravado e fez com que seus alunos não perdessem aulas mesmo com sua ausência. O diretor achou essa atitude louvável.
Os alunos puderam aumentar sua autoestima e reconhecer seus talentos artísticos e seus dons. Todos puderam alcançar as notas mais altas que fizeram deles os melhores alunos até terminarem o colegial.
Essa história é muito importante para inspirar futuros pedagogos e professores em outras áreas porque Ron Clark ajudou alunos que se achavam desvalorizados pelos pais, pela sociedade, pela escola e pelos próprios professores que não os entendiam. Seu método inovador despertou os dons que as crianças tinham e cada uma pode superar seus obstáculos.
Ron Clark é conhecido nos dias de hoje pelos seus métodos inovadores e criativos em sala de aula e livros editados como pedagogo e professor. Ele possui uma Academia onde recebe os alunos de várias origens e seu método continua sendo aplicado com sucesso.


Nenhum comentário: